É possível termos uma fotografia psicossocial das empresas.

No passado dia 22 de Julho, o nosso fundador, Dr. Manuel Sommer foi entrevistado pelo portal de Recursos Humanos e Gestão, HUMANet.

manuel_sommer

Quando falamos em riscos psicossociais, estamos a falar exatamente de quê?

Os riscos psicossociais referem-se a um conjunto de situações que são vividas no local de trabalho por empregados e chefias e que constituem um risco para o seu bem-estar psicológico, social e profissional. Referem-se tanto a situações de gestão do ‘stress’, da saúde psicológica, emocional e mental, como a situações de risco de abuso e violência nos locais de trabalho e que podem em ultima análise levar a doenças, absentismo, presentismo, diminuição de produtividade, conflitos no local de trabalho, diminuição do ‘engagement’, da motivação e de um frágil equilíbrio ‘work-life’ e de problemas na vida pessoal dos empregados, algo que em última análise acaba por afetar a concentração, a dedicação, a motivação e a produtividade dos empregados. Uma das populações mais afetadas são as chefias médias e intermédias. Estes riscos psicossociais estão muito ligados ao mundo de trabalho moderno, com equipas reduzidas, pressão de trabalho exacerbada, horários de trabalho longos, impacto das novas tecnologias e permanente pressão para a rentabilidade e para uma elevada produtividade.

Recent Posts
Comments
  • Sr. WordPress

    Olá, isto é um comentário.
    Para eliminar um comentário, basta iniciar sessão e ver os comentários ao artigo. Poderá então editar ou eliminar os comentários.